Audiobook

Dicas preciosas para você gravar seu próprio audiobook

A dicção

Exercite sua dicção. Apesar da prática que temos como a fala e a leitura, narrar um livro de forma clara e cativante dependerá da sua dicção.

Primeiros passos

Há muitos audiobooks disponíveis no mercado. Escute alguns. Você vai tirar suas próprias conclusões de como estão narrados. Talvez você queira imitar os narradores para praticar, talvez você encontre seu próprio estilo.

O tema

Defina um tema. Antes de ir para a etapa de gravação do seu audiobook, escolha um assunto que dialogue com o seu negócio e com o interesse de determinado público.

A gravação

Com o tema definido, crie um roteiro para o texto que será gravado.

Na hora de gravar seu audiobook, deixe uma garrafa d’água (na temperatura ambiente) e um copo ao seu alcance para preservar sua voz.

Decida por um horário fixo para gravar. Quando acordamos nossa voz é uma, durante o dia é outra, e na hora de dormir é outra. Com um horário fixo para gravar, você preserva o timbre de voz que estará no audiobook.

Encontre um lugar silencioso. Ruídos de fundo (motores de automóveis, o cachorro do vizinho, etc.) não fazem parte da história de seu audiobook.

Escolha um bom microfone, aquele que mantenha as características (o timbre) de sua voz.

Quando for gravar o capítulo seguinte, escute um pedaço do capítulo anterior. Isso serve de orientação para você se lembrar do tom empregado nas gravações anteriores. É a voz do personagem.

Na hora de gravar, calcule o tempo de modo a gravar um capítulo inteiro. Evite gravar um capítulo em dias diferentes, ou pela metade. Se não for possível, grave ao menos uma cena inteira, sem interrompê-la.

Trilha sonora

Seu audiobook pode ter uma trilha sonora ao fundo, em determinadas cenas de paisagens, cenas sentimentais (encontros bons, encontros ruins, lembranças boas, lembranças ruins, etc.). Não utilize músicas de terceiros sem pagar pelos direitos autorais. A Microeditora Press possui um estúdio com uma orquestra virtual para criar a trilha sonora perfeita e original para o seu audiobook.

Edição

A Microeditora Press tem o setup ideal para editar seu audiobook. Após a gravação, é necessário editar o material: criar ambiências, organizar os capítulos em faixas separadas de áudios, mixagem e masterização para que todos os capítulos tenham os mesmos níveis em decibéis.

Na edição somos responsáveis por ouvir toda a narração, marcar trechos que precisam ser regravados, ajustar decibéis, corrigir ruídos, inserir introdução, separar cada capítulo em um áudio diferente e exportar todos os áudios, seguindo os padrões de compactação, formato de áudio e qualidade requeridos por cada plataforma. O tempo de edição é de 3 a 4 vezes o tempo da narração.

ISBN

O audiobook deve receber também um ISBN (International Standard Book Number), pois seu formato é diferente do livro impresso, apesar do mesmo conteúdo.

Para publicar e distribuir seu audiobook

Seu audiobook está gravado, e agora?

Você pode disponibilizá-lo em seus próprio site de forma gratuita ou para venda.

Você pode disponibilizá-lo em plataformas específicas para audiobooks.

As plataformas costumam oferecer o serviço por assinatura de audiobooks e ebooks por streaming.

Há plataformas que possuem aplicativos que permitem o download e reprodução dos audiobooks. As principais aqui no Brasil são:

Amazon Audible: https://www.audible.com/

Toca Livros: https://www.tocalivros.com/

Ubook: https://www.ubook.com/

Auti: https://www.autibooks.com/

Com seu audiobook pronto, é hora de distribuí-lo.

Há duas formas de distribuição.

1ª: seu audiobook é distribuído exclusivamente nas plataformas Ubook e nas empresas parceiras da plataforma. Neste modelo, o autor fica com 50% dos royalties (que podem ser partilhados com o narrador).

2ª: seu audiobook é distribuído em qualquer plataforma e ganha 30% dos royalties.

Conheça a UBX.

UBX: https://ubx.ubook.com/author

Você pode publicar seu audiobook no YouTube.

  • Se a obra for sua, isto é, você possui os direitos autorais, então você tem liberdade para publicar audiolivros no YouTube. Basta subir o áudio com uma imagem congelada (pode ser a capa do livro, por exemplo). Você precisa ter um canal na plataforma.
  • Se a obra for de domínio público (uma obra se torna de domínio público 70 anos depois da morte do autor), você pode gravar um audiobook e publicá-lo no YouTube sem autorização.
  • Se o livro for de outro autor e não caiu em Domínio Público, é preciso atender às exigências dos direitos autorais. É necessário ter autorização da editora do livro que você narrou.

Praticidade

Hoje, um audiobook pode ser acessado de nossos smartphones em apps e plataformas de áudio com muita praticidade.

Inclusão de portadores com deficiência visual ou dificuldades de leitura

Os audiobooks permitem que pessoas com deficiência visual, dislexia e em processo de alfabetização tenham mais acesso à informação e ao aprendizado.

Por isso, se você quer que o seu trabalho (um livro, um curso, etc.) seja acessível para mais pessoas, além do material escrito, o audiobook é uma solução inclusiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: