Sangria e paginação

Não é legal receber seu impresso e ver que parte da sua imagem ou texto foi cortado do papel. Muitas vezes, pessoas não se dão conta dos riscos que correm quando não tomam o cuidado de deixar os elementos importantes dentro de uma zona segura.
Recomenda-se que o tamanho do seu arquivo seja 3 milímetros maior em cada extremidade, isto dá espaço o suficiente para que nada do seu arquivo seja perdido na hora do corte.

Elementos que tocam a borda do arquivo devem ser sangrados até a extremidade dos 3 milímetros que foram deixados de segurança.

Em todo processo de impressão, é natural a necessidade de acabamentos posteriores à produção das peças. O procedimento chamado de refile nada mais é do que o corte nas laterais do material para remover as sobras de papel. Na hora do corte, é muito comum que apareça um desnível mínimo em alguns lados, ocasionando o surgimento de uma borda branca indesejada em volta do produto. Para evitar essa situação, é preciso adicionar, ainda na edição do arquivo, o que conhecemos como sangria.

A sangria é uma área extra que serve de plano de fundo e poderá ser cortada no acabamento sem comprometer o material. Normalmente, ela é anexada ao redor da peça, fazendo com que seu arquivo tenha alguns centímetros a mais. As medidas mais utilizadas nas sangrias são de 5mm e 3mm. Nos softwares mais comuns, como o InDesign e Illustrator, a sangria já pode ser criada no momento de abrir um novo documento.


Diferença entre margem e sangria


A principal diferença entre os dois é que a margem está localizada para dentro do arquivo em formato original, já a sangria é feita para fora. Ambas contendo 3 milímetros de espessura.


 A sangria é feita para proteger imagens e elementos gráficos de serem perdidos ao fazer o refile das linhas brancas que sobram; já a margem de segurança serve para proteger seus textos. Certifique-se de colocar todo seu texto são e salvo, dentro das margens de segurança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: