Como calcular páginas?

Para calcular o numero de páginas de seu livro, você deverá ter o texto no Microsoft Word, com fonte Times New Roman tamanho 12 e ajustar o tamanho da página para o formato que você escolheu para seu livro. Será formato A4? Ou A5? A6?

Depois de feito isso, você saberá quantas páginas deverá considerar para se fazer a diagramação.

Simplificando em valores aproximados, podemos dizer que:

  • 100.000 palavras de um livro editado equivalem a 400 páginas
  • 50.000 palavras equivalem a cerca de 200 páginas
  • 25.000 palavras equivalem a 100 páginas, e assim por diante.

Páginas do livro: quantas o meu deve ter?

Alguns escritores só começam a se preocupar com certos detalhes depois que seu conteúdo está pronto para publicação. O número de páginas do livro, por exemplo, é um fator que passa despercebido no momento da escrita. Só que, na hora da diagramação, podem surgir algumas questões, como a necessidade de publicar a obra em mais de um volume (devido a sua grande extensão), ou mesmo de classificá-la em um gênero literário diferente do originalmente pensado.

Você não sabe a quantidade ideal de páginas que seu livro deve ter? É melhor medir em palavras ou em páginas?

Sabemos que o resultado final da escrita (o livro) se materializa em páginas. Talvez seja por isso que as pessoas se apegam a essa medida. Mas, enquanto redige o conteúdo, é melhor que você pense no tamanho da obra em palavras.

No editor de textos que você usa para escrever, geralmente, o tamanho da página é A4. Nela, há determinada configuração de margem e espaçamento entre linhas, e você escolhe uma fonte de um certo tamanho. Essas coisas fazem a quantidade de páginas variar.

Por isso é melhor se pensar em quantidade de palavras. Inclusive, se você quiser os nossos serviços de revisão da obra, o valor do serviço é calculado pelo número de palavras.

Voltando ao tema da quantidade de páginas, isso pode mudar quando o livro passa pelo processo de diagramação (principalmente o tamanho da página, já que livros literários não costumam ser publicados em A4, mas em dimensões menores).

Assim, se no Word, por exemplo, seu texto tem 100 páginas, ele terá mais páginas quando for diagramado. Por isso, pensar no tamanho do conteúdo em palavras, a quantidade se mantém igual, não importa a configuração que seu livro venha a ter.

O que influencia no número de páginas do livro?

Como dito acima, o número de páginas vai depender de alguns fatores, dentre eles, o tamanho da página. Algumas dimensões usadas em publicações no Brasil são:

livros de bolso (pocket, também conhecido como formato inglês) — tamanho A6 (10 cm x 15 cm

livros de ficção ou não ficção — ​tamanho A5 (14 cm x 21 cm / 16 cm x 23 cm / 17 cm x 25 cm)

livros didáticos — tamanho A4 (20 cm x 28 cm / 21cm x 29cm)

livros fotográficos — tamanho A3 (29 cm x 41 cm)

Outro fator que influencia diretamente na paginação de um livro é o projeto gráfico. Elementos como a sangria (quanto de margem você quer), o tipo e tamanho da fonte, a presença de imagens, são fatores que aumentam ou diminuem o número de páginas. Fora isso, é importante considerar que seu livro pode conter:

Elementos pré-textuais como:

  • folha de rosto (com o nome do livro, nome do autor, nome da editora, cidade e ano da publicação
  • ficha catalográfica (ISBN – Index Standard Book Number).
  • prefácio (ou apresentação)
  • dedicatória
  • agradecimento
  • sumário (ou índice)

Elementos pós-textuais

  • posfácio
  • livros publicados pelo autor
  • sobre o autor

Portanto, para o total de páginas deve-se contar não apenas o conteúdo escrito por você, mas também as páginas que serão ocupadas por elementos pré-textuais e pós-textuais.

Qual a média de palavras por gênero literário?

Para você ter um parâmetro, eis alguns números comuns no mercado editorial brasileiro. Vamos adotar a palavra como unidade de medida:

  • livros infantis — de 250 a 1000 palavras
  • contos — até 7.500 palavras
  • novelas — 18 mil a 40 mil palavras
  • livros infanto-juvenis — 25 mil a 75 mil palavras
  • romances — 40 mil a 150 mil palavras
  • livros de não ficção — 25 mil a 150 mil palavras

Outra maneira de avaliar se o tamanho do seu livro está aceitável é verificar editais de concursos literários e confirmar o mínimo de palavras (ou de caracteres) exigido para cada gênero. O Prêmio Sesc de Literatura, por exemplo, dedicado a narrativas, exige de 120 mil a 400 mil caracteres (com espaços) para contos; para romances exige-se de 180 mil a 600 mil caracteres (com espaços).
Quer um número ainda mais objetivo? Então saiba que 64.500 palavras é a média geral que a Amazon identificou entre todos os livros de seu catálogo. Uma obra de sucesso que tem esse tamanho é Admirável Mundo Novo (na versão original em inglês).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: